Como entender as pessoas de forma divertida

Por vezes parece que as pessoas não nos entendem por mais que possamos fazer, dizer ou expressar sentimentos por elas. Por outro lado por vezes temos pessoas a dizer que fazem, dizem ou expressão tanto por nós mas no fundo, não é isso que sentimos. Hoje vais aprender a entender as pessoas de forma divertida.

Existe uma forma divertida de explicar este fenómeno. Analise cada um e identifique-se, analise cada um e identifique as pessoas que estão à sua volta. As vezes os problemas que temos com as pessoas passam simplesmente por estarmos a falar no dialeto errado.

Este método de entender as pessoas de forma divertida é explicado ao detalhe no livro “The Noticer”, mas como a ideia é facilitar a vida, aqui fica um resumo prático.

Comparar os nossos comportamentos a comportamentos de animais, pode parecer estranho. Imagine que até entende que um animal que não simpatiza é exatamente o seu tipo! Pode ser polémico, mas vais perceber que a analogia feita é bem real, e vai-se começar a divertir muito. Desafio-o entender as pessoas que estão no seu circulo mais próximo usando esta forma divertida!

Gato_Canário_Cão_e_ peixe_resumem_os_comportamentos_das_pessoas
Alimentar religiosamente o seu peixe dourado, dizer palavras carinhosas ao seu cão, acariciar o seu gato e ouvir atentamente o seu canário podem parecer tarefas normais, mas vão-se revelar muitos úteis na sua vida profissional e pessoal.

Gatos

Para os gatos é tudo baseado no contacto fisico. Não precisas sequer alimentá-lo, ele não precisa disso, se tem fome, mata para comer. Não liga minimamente ao que dizes ou fazes. E inútil que chames um gato, ele só vira até ti se lhe apetecer. Um gato só quer ser acariciado, essa é a forma de sentiram o amor e é dessa mesma forma que o demonstram de volta, roçando-se em ti.

As pessoas gato não se interessam que lhes digas o quanto gostas delas, o quanto são bons a fazer as tuas tarefas. É-lhes indiferente se prestas ou não atenção ao que estão a fazer. Uma boa dose de carinho palpável e estão conquistados.

Exemplos:

Abraço, carinho, beijo, andar de mãos dadas.

Como identificar:

Podes dizer trinta vezes que a amas mas essa pessoa continua a dizer que não porque não deste um beijo quando chegaste a casa.

Peixe Dourado

Os peixes dourados sentem amor nos favores e coisas que fazes por eles. Eles não te ouvem de dentro do aquário se dizes que gostas dele, então eles não precisam das tuas palavras encorajadoras. Em relação a tempo de qualidade, para eles é indiferente que tu estejas ali a vê-lo nadar tranquilamente em círculos. O toque para eles é inútil, fazer uma festa nas escamas é uma sensação “desagradável” para os peixes dourados. Só precisam que mudes a agua, limpes o tanque e eventualmente endireites o castelo de decoração quando o alimentas.

As pessoas peixe não ouvem o quanto gostas delas, como és bom a fazer as tuas tarefas. É-lhes indiferente se prestas ou não atenção ao que estão a fazer. Só precisam mesmo que faças o que os mantém vivos. Asseguras as suas necessidades básicas de sobrevivência realizadas e são as pessoas mais felizes do mundo.

Exemplos:

Fazer o jantar, ajudar a reparar a porta que está a ranger, despejar o lixo.

Como identificar:

Podes abraçar essa pessoa até perder o fôlego mas ela continua a dizer que não a amas porque não reparaste a porta do frigorífico que está sem fechar à meses.

Canário

Um canário só precisa que estejas ali com ele. É indiferente quem é que lhe dá a comida ou bebida. É indiferente que lhe digas se canta bem ou mal e muito menos precisa de festinhas nas costas. Um canário é o animal mais feliz do mundo quando te sentas atentamente a ouvi-lo cantar. Se não o fizeres corre mesmo risco de morrer.

As pessoas canário não se interessam que lhes digas o quanto gostas delas. Não se preocupam como os manténs vivos, nem precisam que lhes toques. Apenas precisam de atenção redobrada da tua parte quando estão juntos. Eles apreciam e valorizam quando passas tempo de qualidade com eles.

Exemplos:

Ouvir os seus problemas, assistir a um filme sem distrações com emails ou trabalho, passear na praia ao fim da tarde.

Como identificar:

Podes oferecer trinta ramos de rosas mas essa pessoa continua a dizer que não a amas porque apesar de estares em casa o dia todo a trabalhar a tua presença só não chega, e necessário que estejas fisicamente e mentalmente com ela.

Cão

Quando dizes a um cãozinho o quanto ele é maravilhoso o seu corpo é toda uma expressão de contentamento. Qual a forma mais eficaz de ensinar truques? Com palavras encorajadoras, “lindo cãozinho”! E para este cãozinho o pior que lhe podes dizer são palavras desencorajadoras e com tom zangado. O cão vai baixar a cauda como se tivesse a ser atacado fisicamente.

As pessoas cão não se interessam com a “comida”, que passes tempo de qualidade com eles ou até mesmo que lhes dês festas, o que conta mesmo são as palavras, um “gosto de ti” ou “és ótimo no teu trabalho” são o essencial para os manterem felizes.

Exemplos:

Elogiar a pessoa, escrever uma mensagem inesperada a dizer o quanto ela é importante para ti, dizer “Gosto de ti”.

Como identificar:

Podes estender trinta máquinas de roupa, mas essa pessoa continua a dizer que não porque estas sempre a passar a ferro mas nunca dizes que a amas.

Existem outros métodos de entender as pessoas e melhorar a comunicação de forma divertida.

No artigo “Qual o meu tipo de personalidade” tens um método alternativo que é igualmente poderoso mas mais direccionado para as vendas.

2 comentários em “Como entender as pessoas de forma divertida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.