Método infalível para voares da cama todas as manhãs

5, 4, 3, 2….1

Parece a contagem decrescente de um foguetão na base de Cape Canaveral, mas é muito mais poderoso que isso!

Tal como esta contagem decrescente é feita antes do lançamento da nave espacial, sempre que estas sem força de vontade para fazer alguma coisa podes utilizar este método infalível para voares da cama todas as manhãs.

Acorde todos os dias como um foguetão rumo aos seus objectivos.
Acorde todos os dias como um foguetão rumo aos seus objectivos.

Mel Robbins foi a americana que estudou e aplicou a ideia, tem um livro e vários videos no youtube onde explica ao pormenor este método infalível para voares da cama todas as manhãs .

Tudo tem a ver com a forma como o nosso cérebro funciona, nós temos uma sabedoria interna, somos todos capazes de perceber o que está certo e o que está errado. Sempre que nós adiamos o que é correto e melhor para nós, estamos simplesmente a ceder à preguiça, a ouvir os nossos mecanismos de alerta.

A procrastinação é o maior inimigo do sucesso. Com a regra dos 5 segundos é muito fácil evitarmos o caminho que é mais fácil, e começarmos a sair confiantes da nossa zona de conforto.

Para pararmos de perder o momentum, para não boicotarmos mais as boas escolhas da nossa vida, a solução é bem simples. Pensar no que queremos e se por qualquer motivo surgir um sentimento de hesitação, temos que “parar” o cerébro, começar a contagem decrescente e avançar.

Esta técnica serve para coisas tão simples como levantar da cama num dia de frio, abrir um negócio, ir ao ginásio, comer saudável, voltar a falar com quem estávamos chateados. 

No fundo esta Regra dos 5 Segundos é uma forma de enganar o cérebro (metacognição), para atingirmos os nossos objetivos.

A solução é distrair o cérebro enquanto ele tenta sabotar o nosso poder de decisão.

Maioritariamente nós trabalhamos em piloto automático, de acordo com os hábitos que adquirimos.

O nosso cérebro está habituado a isso e tenta-nos proteger, mantendo-nos afastados de tudo o que possamos fazer para mudar esse padrão. 

Portanto tudo o que seja assustador, difícil ou incerto, vai despoletar os nosso mecanismos internos de alerta, fazendo com que não consigamos melhorar.

Quando o sistema de boicote interno está muito sério, coisas simples como levantar de manhã, tornam-se realmente complicados. E neste momento que temos que começar a usar este método infalível para voares da cama.

Ao distrairmos o cérebro com o sistema de contagem, deixamos de pensar, porque ficamos focados nos números. O resultado é fazer com que a acção que tanto desejamos fazer, mas que tem sido tão difícil de executar, se torna automática.

Ao criarmos este hábito de transformarmos a nossa vida numa plataforma de lançamento de “foguetões”, estamos a usar o livre arbítrio sem limitações provocadas por padrões antigos.

Portanto, lancem as vossas naves espaciais. Transformem todos os momentos da vossa vida numa contagem decrescente para o “Ano Novo”, cheio de resoluções, que estão finalmente preparados para cumprir.

5, 4, 3, 2…1 GO!

Um comentário em “Método infalível para voares da cama todas as manhãs”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.